• Fale conosco agora mesmo!
  • Matriz: Florianópolis, Rua Saldanha Marinho, 374, Ed. Zigurate
  • Fale conosco (48) 3037-9450

10 motivos pelos quais Projetos de Intranet falham

Planejamento

Que uma Intranet pode ajudar uma empresa em inúmeros aspectos, já é conhecido. Entretanto, existem alguns fatores para os quais se deve dar uma atenção especial, pois caso contrário, podem fazer com que o projeto falhe.

1. Falta de equilíbrio entre Tecnologia e Estratégia

A tecnologia é, na verdade, apenas complemento da estratégia. Se o projeto é realizado sem nenhuma estratégia, independentemente da tecnologia utilizada, está fadado ao fracasso. Por outro lado, baixo nível de conhecimento da tecnologia e framework de portal a ser usado, poderá levar a uma sobrecarga de customizações, acarretando em esforço de desenvolvimento e administração.

2. Falta de objetivos claros de negócio

Toda intranet deve ter um porquê, uma razão para existir. Se a intranet não tem um objetivo e proposito claro, acaba saindo algo que, na verdade, não resolve problema algum e, por consequência, ninguém utiliza.

3. Querer incluir milhões de funcionalidades

O foco de toda funcionalidade em uma intranet deve ser resolver um problema claro. Colocar funcionalidades que não resolvem problemas pode acabar gerando dores de cabeça. Tendo muitas necessidades é importante trabalhar um projeto em ciclos.

4. Falta de Conteúdo relevante e Informações desatualizadas

Em um mundo onde as informações “borbulham” a todo momento, se as informações que os usuários necessitam não estão atualizadas, é natural que tenham que buscá-las em outro lugar que não a intranet. Caso isso seja algo frequente, essa busca alternativa pode acabar se tornando a primeira opção.

5. Desorganização e pesquisa ruim

Se por alguma razão um usuário não consegue localizar os documentos que necessita para realizar seu trabalho, a tendência é que ele queira evitar essa armadilha e acabe resolvendo o problema à sua maneira, como manter os arquivos que precisa em seu computador pessoal.

6. Colaboração Ineficiente

Colaboração é um dos principais pilares de qualquer intranet. Uma vez que, por alguma razão, a colaboração não seja algo eficiente, os usuários tendem a resolver esse problema por meio de outras ferramentas como, por exemplo, o e-mail.

7. Não se ater aos problemas dos usuários

É importante que, durante o processo de implantação da intranet, sejam recolhidos feedbacks de quem a utiliza diariamente. Não notar os problemas dos usuários pode gerar outros problemas, como a adoção de outras ferramentas para realizar seu trabalho de forma mais eficiente.

8. Orçamento inadequado

Guardado as devidas proporções, é importante que os projetos de implantação de Portal Corporativo (Intranet), possam ter níveis de prioridade e importância nas empresas, tanto quanto de um projeto de um ERP (Sistema de Gestão da Empresa).

9. Pela falta de um Bom Projeto

Um projeto mal elaborado pode ser (e possivelmente será) o maior dos problemas de uma Intranet. Ainda que pareça que as coisas estão fluindo mais rápido, tal descuido pode gerar retrabalhos nas mais diversas áreas, como em design, tecnologias utilizadas, desenvolvimento, permissões, entre outros.

10. Gerenciamento de Configuração

Quando há vários papéis e pessoas envolvidas nas operações, é importante um bom alinhamento de responsabilidades e permissões de acesso. Permitir muitos pessoas com permissões elevadas (Controle Total) no ambiente, podem gerar falta de controle e administração do ambiente, e possivelmente ocorrer incidentes e desastres.


Tags:

Deixe uma resposta