• Fale conosco agora mesmo!
  • Matriz: Florianópolis, Rua Saldanha Marinho, 374, Ed. Zigurate
  • Fale conosco (48) 3037-9450

Como a nuvem pode resolver os problemas da sua empresa

Colaboração na nuvem

O termo “cloud” (nuvem, em português) tem sido um dos mais lembrados nos últimos anos quando o assunto é computação. Empresas dos mais variados portes tem aderido a este novo conceito. Mas será que a nuvem pode trazer benefícios para qualquer empresa?

Bom, vamos por partes: como funciona a nuvem?

A nuvem nada mais é do que a utilização do poder de processamento e armazenamento de diversos servidores remotos. Através da internet, empresas acessam seus sistemas e arquivos, com um pouco menos de dor de cabeça.

Ainda que tenha alguns contras, utilizar o poder da nuvem pode trazer inúmeros benefícios para uma empresa. Os principais são:

  • Redução de custos

Manter servidores na própria empresa, além do custo de compra, tem um custo de manutenção. Na nuvem, isso deixa de ser um problema, já que o hardware não é mais seu.

  • Acessibilidade

Ainda que você possa acessar seu servidor remotamente, a maioria dos serviços em nuvem conseguem oferecer um “uptime” de 99%, já que possuem mais de um servidor, pro caso de dar problema em algum.

  • Segurança

Ainda que muita gente considere a segurança como uma desvantagem, o fato é que, na nuvem, o risco de perder seus dados (seja por incêndio, por problema no servidor, etc.) é menor, pois não estão em um único local.

  • Colaboração

Alguns serviços na nuvem (como o Office 365, da Microsoft) fornecem colaboração simultânea em documentos. Ou seja, várias pessoas podem abrir e editar o mesmo documento ao mesmo tempo.

  • Atualizações

Em quanto no modelo local a preocupação com atualizações de software é sua, na nuvem, esse serviço já está incluso no valor que é pago.

 

Com isso, podemos concluir que o modelo “cloud” é dinâmico a ponto de atender de micro a grandes empresas e, em muitos casos, pode ser muito vantajoso. Se sua empresa ainda não está na nuvem, talvez seja hora de repensar.

Conheça mais os serviços do Office 365 e como sua empresa pode se beneficiar com ele.


Deixe uma resposta