• Fale conosco agora mesmo!
  • Matriz: Florianópolis, Rua Saldanha Marinho, 374, Ed. Zigurate
  • Fale conosco (48) 3037-9450

Como fazer uma intranet

como-fazer-uma-intranet

Problemas com comunicação, colaboração, produtividade… Motivos para cogitar a ideia de implementar uma intranet não faltam. Mas apesar de esses problemas muitas vezes serem evidentes, a primeira barreira já surge logo no início: como fazer uma intranet.

Antes de mais nada, é importante que a empresa tenha bem claro se realmente precisa de uma intranet, já que sua implementação envolverá um ou mais grupos de usuários (seja um grupo que fará um teste inicial, um departamento ou a organização inteira). Estando isso devidamente alinhado, é hora de agir.

 

Como fazer uma intranet

  • Avaliação

Um dos primeiros esforços da organização deve ter relação direta com a parte estratégica. Nessa etapa, denominada “Avaliação”, algumas das principais atividades serão identificar os stakeholders, riscos, requisitos, expectativas e prazos.

  • Definição

Depois de uma análise inicial, a próxima etapa é a de definição. Essa é a etapa mais importante do projeto. Aqui, as principais atividades serão a definição do público-alvo, definição das personas e cenários, recursos, funcionalidades, avaliação da tecnologia e definição de orçamentos e cronogramas.

  • Concepção

Fase de concepção da interface da intranet. Nessa fase, é extremamente importante que você tenha feito uma boa “Avaliação” e “Definição”, visto que seu esforço no design será para facilitar o que foi identificado anteriormente como prioritário para os usuários. Aqui serão feitas as etapas de UX, arquitetura da informação, wireframes e design visual.

  • Desenvolvimento

Hora de materializar tudo o que foi planejado e definido. Se as etapas anteriores não receberam a atenção que deveriam, a etapa de desenvolvimento poderá enfrentar algumas dificuldades. Dentre as principais atividades: preocupações em como fazer uma intranet com uma boa performance, instalação e configuração dos ambientes (homologação e produção), codificação, integrações e funcionalidades.

  • Implementação

É a fase para implementar o portal e seu conjunto de recursos e funcionalidades desenvolvidos. Será executado o plano de testes, a correção dos bugs, os treinamentos e a publicação do conteúdo.

  • Mensurar e Manter

O lançamento de um produto é um fator crítico de sucesso. Essa fase visa analisar criticamente o produto para evitar possíveis danos e resguardar todos os investimentos feitos até então. Teste de carga, análise de performance e segurança, ajustes, manutenções, monitoramento e análise de uso são algumas das tarefas cruciais dessa fase.

 

Se você gostaria de mais detalhes sobre como fazer uma intranet, recomendamos a leitura do nosso e-book gratuito Como Planejar e Construir a Intranet da sua Empresa.


Deixe uma resposta