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Comunicação interna empresarial: como superar os desafios

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Quem nunca teve algum problema de comunicação com um chefe ou colega de trabalho pode se considerar uma verdadeira exceção. A regra mesmo é que a maioria das pessoas que trabalha há mais de um mês, já passou por isso. E justamente por ser algo tão comum, não existe uma única maneira de resolver todos os problemas de comunicação interna empresarial. Mas quais são os problemas e, principalmente, como resolvê-los?

Os problemas mais comuns oriundos de uma má comunicação interna empresarial são atrasos, atividades feitas da maneira errada, problema na disseminação da cultura da empresa, colaboradores desinformados e atritos/desentendimentos. Abaixo, algumas formas de resolver tais problemas:

 

  • Comunicados por e-mail (empresas de pequeno porte)

Uma das formas mais utilizadas, mas também das menos eficientes. Quando a necessidade da comunicação é pequena e a quantidade de pessoas envolvidas é baixa, e-mails podem solucionar o problema. Mas a medida que a estrutura da empresa cresce (em demanda e em pessoas), esse tipo de solução tende a dar cada vez menos conta do recado.

  • Reuniões de atualização e feedback (empresas de pequeno porte)

Fazer reuniões rápidas para alinhar novidades e ouvir sugestões pode ser uma solução para empresas com poucos colaboradores. Muita coisa funciona melhor no “cara-a-cara”. Claro, é importante que a frequência não seja tão alta a ponto de impactar negativamente no trabalho. Também é menos eficiente em cenários com muitos envolvidos, uma vez que nem todos estarão atentos ou participarão ativamente.

  • Intranets (empresas de médio/grande porte)

Uma das formas mais eficientes de resolver problemas de comunicação interna empresarial, especialmente em ambientes com vários departamentos e cargos. Quando a intranet faz parte da rotina de trabalho, acessá-la não se torna uma opção, mas sim, uma necessidade. E como uma ferramenta pode contemplar inúmeras etapas do trabalho, a comunicação ali funciona porque é ali que todos estão. Esse post e esse outro falam um pouco mais sobre esse modelo, assim como nosso e-book Como Planejar e Construir a Intranet da sua Empresa.

  • Redes sociais corporativas (empresas de qualquer porte)

Conceito que surgiu há pouco, as redes sociais corporativas também são ótimas soluções para problemas de comunicação interna empresarial. Como muitas pessoas já estão familiarizadas com conceitos de rede social (as utilizam com certa regularidade), é natural que se adaptem mais facilmente. Muitas das ferramentas, inclusive, possuem elementos já difundidos, como possibilidade de curtir, comentar, compartilhar, criar grupos, criar pesquisas ou simplesmente publicar algo que achou interessante. Um ponto negativo em relação às intranets é que, em muitos casos, acaba sendo mais difícil incorporar etapas do trabalho na rede. O Yammer é um exemplo de rede social corporativa.

  • Intranet social (empresas de médio/grande porte)

Uma intranet com elementos de redes sociais. A ideia é utilizar o que há de melhor em ambas as soluções, sempre colocando o foco nas pessoas. Muitas empresas têm adotado este modelo, já que tem se mostrado eficiente. Esse post fala um pouco mais desse modelo.

 

Qual modelo você acha mais eficiente para resolver problemas de comunicação interna empresarial? Se você está tendo problemas de comunicação interna empresarial, entre em contato conosco!


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