• Fale conosco agora mesmo!
  • Matriz: Florianópolis, Rua Saldanha Marinho, 374, Ed. Zigurate
  • Fale conosco (48) 3037-9450

Intranet, “BYOD” e acesso móvel

Mesmo depois de muito amadurecimento do conceito, casos de insucesso em intranets ainda são comuns. Cenários onde empresas investem um valor considerável e acabam se deparando com a rejeição dos usuários se tornaram mais frequente do que deveriam. Mas qual a relação desse problema com o mundo móvel/mobile?

Para entender melhor, é preciso ir um pouco mais a fundo na questão.
Dentre os principais motivos para o insucesso de uma intranet, um dos mais recorrentes tem relação com necessidade: o que está sendo feito é realmente relevante?
E é nesse ponto que o conceito de “BYOD” (Bring Your Own Device) e mobile se destacam.

Fazer com que tudo funcione perfeitamente em qualquer dispositivo pode ser interessante, mas é necessário fazer uma avaliação da sua real necessidade, para evitar que seja gasto muito tempo e esforço em algo que não será utilizado por ninguém.

intranet-responsiva

 

Para evitar cair nessa armadilha, é recomendável se certificar de alguns pontos:

  • Os usuários têm familiaridade com dispositivos móveis? Nem todo mundo é apegado ou tem familiaridade com o mundo mobile. Se esse for o caso do público-alvo da sua intranet, a estratégia deve ser repensada.
  • Os usuários terão que acessar a intranet em um ambiente fora da empresa? Se ninguém precisar acessar de um ambiente externo (em clientes, por exemplo), a tendência é que seu acesso se restrinja às instalações da empresa que, normalmente, já possuem desktops ou laptops.
  • Quais são os equipamentos de trabalho dos usuários? Se se restringirem a desktops, é possível que esses sejam os únicos dispositivos utilizados para o acesso.

Se, mesmo depois de uma análise mais crítica, o acesso à intranet por meio de outros dispositivos não se demonstrar necessário, é hora de parar e repensar. Seu orçamento com certeza terá um destino melhor.


Deixe uma resposta