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Intranet Social: 5 razões para ter uma

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O termo “social” é, sem dúvida, um dos que mais tem ganhado força no ambiente de trabalho nos últimos anos. Uma das principais razões desse crescimento é o fato de que seu foco está nas pessoas.
Quando falamos de intranet social, não é diferente. Votações, comentários, microblogs e outras características presentes em redes sociais podem ajudar bastante em alguns processos da empresa. Abaixo, listamos 5 razões para sua empresa ter uma intranet social:

 

  • Adaptação

Como esse aspecto social já está presente na vida de grande parte das pessoas (principalmente com a utilização de aplicativos e redes sociais), a resistência para utilização é menor, pois a ferramenta de trabalho utiliza conceitos com os quais os usuários já estão familiarizados. É importante lembrar que “adesão dos usuários” é um dos maiores desafios de intranets.

  • Maior interação dos usuários

Com o foco nas pessoas, as ferramentas funcionam para que elas possam interagir. Pesquisas, comentários, grupos e até botões de “curtir” estimulam a utilização da intranet social, uma vez que tornam alguns processos do trabalho mais simples, ágeis e menos burocráticos.

  • Padronização de ferramentas

É natural que os usuários tentem achar a forma mais simples para fazer seu trabalho bem feito. Às vezes, um processo muito “engessado” acaba mais atrapalhando do que ajudando, e isso faz com que os usuários acabem utilizando outras ferramentas – que não a intranet – para realizar suas atividades. Com a intranet social, esse risco é muito reduzido, uma vez que a ferramenta pode contemplar grande parte ou todo processo de trabalho, aliado à simplicidade e dinamismo já conhecidos de aplicativos e redes sociais.

  • Gamificação

Utilizar processos e características de games em ambientes corporativos – aliados a um objetivo muito claro – tendem a gerar ótimos resultados para as organizações. Como a intranet social estimula a interação dos usuários, muitas das ferramentas já contam com algumas características nativas de gamificação (ou gamification). Também, tendem a ser mais preparadas para a adoção de novos processos relacionados.

  • Monitoramento

Ter mil estímulos para interação sem poder monitorar não seria tão útil. Por conta disso, em muitas intranets sociais, é possível medir onde os usuários gastam mais tempo, quais atividades lhes interessa mais, que usuários tem uma taxa maior/menor de interação, qual assunto teve mais impacto, entre outras métricas. Essas informações são muito úteis para ajudar ainda mais a melhorar o ambiente de trabalho.

 

E você, o que acha das intranets sociais? Deixe seu comentário!


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