• Fale conosco agora mesmo!
  • Matriz: Florianópolis, Rua Saldanha Marinho, 374, Ed. Zigurate
  • Fale conosco (48) 3037-9450

SharePoint Upgrade: 4 motivos para fazer

upgrade-sharepoint

Quem trabalha com SharePoint há algum tempo, sabe o quanto a ferramenta evoluiu desde seu nascimento, em 2001. De lá pra cá, o SharePoint ganhou uma fatia de mercado considerável, além de ser apontado como uma das maiores soluções de portal corporativo do mundo.

Como em toda ferramenta de ponta, a constante atualização é tratada como prioridade, já que, quando se trata de tecnologia, um ano pode representar muito tempo. Mas muito mais do que apenas “seguir a onda”, fazer o SharePoint upgrade e manter a ferramenta na última versão tem sim um peso importante para a empresa que o utiliza. Veja abaixo alguns motivos para fazer seu SharePoint Upgrade:

 

  • Busca corporativa

A busca de um portal corporativo tende a ser bastante utilizada. Como, com o tempo, é natural que a quantidade de dados da empresa aumente, a busca do SharePoint necessita estar cada vez mais preparada para um ambiente robusto. E está. A busca do SharePoint evoluiu bastante, e hoje, na versão 2013, está muito mais rápida e eficiente. É certo que a busca das versões anteriores teria perda de desempenho em ambientes com grande volume de dados.

  • Novidades de mercado

Muito do que é comum hoje no mercado corporativo, era algo embrionário (ou nem isso) há 5 anos atrás. Redes sociais corporativas são um exemplo, dentre muitos. Com isso, versões anteriores do SharePoint acabam não comportando todas as tendências e necessidades que surgiram. Por exemplo: não existem opções de curtir e compartilhar no SharePoint 2007.

  • Segurança dos dados

Na mesma velocidade que caminham as tecnologias, falhas de segurança e vulnerabilidades são descobertas. Para fornecer a máxima proteção possível, o SharePoint conta com pacotes de atualização que sempre melhoram algum aspecto da ferramenta. O grande porém é que, às vezes, a própria tecnologia utilizada já não é uma prioridade da empresa. Um exemplo disso é o Silverlight. Atualmente, o SharePoint já não utiliza mais essa tecnologia, mas algumas versões anteriores sim. Quaisquer vulnerabilidades encontradas no Silverlight tendem a ter cada vez menos prioridade por parte da Microsoft – o que é normal.

  • Compatibilidade

Assim como seu Windows 95 não está preparado pra instalar o Office 2013, seu SharePoint antigo tem cada vez menos compatibilidade com novas tecnologias. Um exemplo disso é o uso em navegadores como Chrome e Firefox. Versões mais antigas do SharePoint estão somente preparadas para trabalhar com Internet Explorer, ao passo que o SharePoint 2013 tem uma integração muito melhor com qualquer tipo de navegador.

 

Fazer o SharePoint upgrade pode parecer algo desnecessário em um primeiro momento, mas além dos motivos acima, uma coisa é certa: quanto mais você tarda, mais doloroso é o processo.

A Westsoft é especialista em atualização e migração de SharePoint. Clique aqui e saiba mais.


Deixe uma resposta